Valéria Vilela
Jornalista e Ballaieira
Exposição de arte em Muzambinho: O Espírito das Coisas.
O artista plástico Domingos Mazzilli apresenta a exposição de objetos e assemblage(*) “O espírito das coisas”, na Casa da Cultura de Muzambinho, de 24 de setembro a 24 de outubro de 2014, sob curadoria de Janaynne do Amaral. Trata-se de 16 trabalhos criados em 2007 e que agora finalmente são levados para sua terra natal, num desdobramento com a educação na área de Arte nas escolas públicas e privadas de Muzambinho. É um projeto piloto, onde as crianças constroem conhecimento artístico e estético, com muita criatividade e de forma interdisciplinar e transversal, não apenas em sala de aula, mas desde o momento de visitação à exposição com a mediação de professores orientados para o ensino contemporâneo de Arte.
Segundo a curadora Janaynne do Amaral, “O trabalho de Mazzilli estimula a percepção, brinca com a nossa imaginação, relaciona a memória com elementos do inconsciente e ainda nos convida por meio de suas assemblages interativas a irmos além da contemplação, e participemos de forma lúdica e crítica da exposição. Lúdica porque tem o potencial de estimular nossa criatividade, e alcança sua dimensão crítica à medida que nos coloca diante dos dilemas da vida contemporânea.”
E complementa: “Chamo atenção para a interdisciplinaridade das obras de Mazzilli. Um trabalho perturbador, com objetos e assemblages que transitam entre a memória, a realidade, e a ficção. Abrindo mil e uma portas para o conhecimento, a experimentação, a fruição estética, e não só uma reflexão crítica dos objetos selecionados para a exposição, mas de todos os objetos que nos cercam. Esse é o Espírito das Coisas.”


(*)Assemblage(m) é um termo que foi trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. O termo é usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais. A assemblage é baseada no princípio que todo e qualquer material pode ser incorporado a uma obra de arte, criando um novo conjunto sem que esta perca o seu sentido original.

O Espírito das coisas

De 24 de setembro a 24 de outubro de 2014
De segunda a sexta das 9h às 12 h e das 13h às 17h.
Sábados e domingos fechados

Casa da Cultura de Muzambinho
Rua Tiradentes, nº 264 – Muzambinho.

Telefones:
          35 3571-2237 (Lúcia)
          31- 8455-2833 Mazzilli
          35 3571 2122  Leandro Bueno - Secretaria de Educação de Muzambinho

Haverá monitor no local.
As escolas interessadas poderão agendar os horários das visitas l

Realização:

Secretaria Municipal de Educação de Muzambinho
Coletivo POLÍGONO SUL-MINEIRO DO LIVRO
AMARTE SULMINEIRA (Associação Mineira de Arte Educadores - Sul de Minas)













 
Desenvolvido por DEC WebSites