TNB
Ballaio Soluções
Filme com ator guaxupeano estará concorrendo a vaga para Oscar 2015
O filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho acaba de ser anunciado como a indicação do Brasil para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015. Eucir Souza, guaxupeano, é o personagem Carlos no filme que concorre a vaga na categoria de melhor filme estrangeiro.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme brasileiro dirigido, produzido e roteirizado por Daniel Ribeiro. Conta com a produção de Lacuna Filmes e com a distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes e distribuição internacional pela Films Boutique. O longa-metragem estrelado por Ghilherme Lobo, Tess Amorim e Fábio Audi estreou no dia10 de abril de 2014. O filme é baseado no curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho. O filme não se trata de uma continuidade do curta, mas uma narrativa diferente para a mesma história.

Em fevereiro de 2014, o filme foi vencedor do prêmio Fipresci concedido pela Federação Internacional de Críticos de Cinema.

Sinopse
Leo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo novo para a vida dele.

Histórico
Em dezembro de 2012 o twitter oficial do curta anunciou que o longa metragem, baseado em Eu Não Quero Voltar Sozinho, chamado "Todas as Coisas Mais Simples" já estava em produção, após mais de dois anos de captação de recursos e preparação do roteiro. De fato, o elenco já está completo, os ensaios já haviam começados e a previsão preliminar era a de que o filme estreasse em 2014.

Em 10 de setembro de 2013 foi anunciado pelo diretor Daniel Ribeiro que o título "Todas as Coisas Mais Simples" era provisório, pois além de muito genérico era desconectado do curta. E depois de muita discussão e debate em torno de um novo nome, chegaram a um título que reflete tanto as mudanças ocorridas no filme quanto nos conflitos de Leonardo. E então foi anunciado o novo título: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.

A data de estreia original era para ser no dia 28 de março de 2014, mas foi adiada para 10 de abril. Antes disso, a sua primeira exibição pública foi na mais importante mostra paralela do Festival de Berlim, o Mostra Panorama, que aconteceu entre os dias 6 e 16 de fevereiro de 2014. A organização do festival escolheu dois filmes para representar o Brasil: Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho e Praia do Futuro, estrelado por Wagner Moura, do diretor Karim Aïnouz.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho chegou em formato digital no itunes no dia 26 de junho de 2014, chegando à 2ª posição dos mais baixados em menos de 24 horas.

No Reino Unido, a distribuidora Peccadillo Pictures adquiriu os direitos de exibição do filme, e pretende levá-lo às salas de cinema em Novembro de 2014.

Elenco

Ghilherme Lobo -  Leonardo
Fábio Audi - Gabriel
Tess Amorim - Giovana
Selma Egrei - Maria
Eucir de Souza - Carlos
Isabela Guasco - Karina
Júlio Machado - Professor
Victor Filgueiras - Guilherme
Pedro Carvalho - Fabio
Luiz Gustavo Auricchio - Carlinhos
Naruna Costa - Professora
Lúcia Romano - Laura
 
Desenvolvido por DEC WebSites