Éverton de Lima Oliveira
Médico e Ballaieiro
CUIDADO COM A OBESOFOBIA.
Que loucura! Tem gente engordando para atingir o peso recomendado para fazer cirurgia bariátrica! e tem médico que opera! Virou moda isso agora!

Algumas coisas precisam ser ditas:

1)- Estar acima do peso não quer dizer que você não esteja saudável. Há muitas pessoas que são naturalmente obesas, mesmo com alimentação saudável e atividade física regular.

2)- Nem todo mundo nasceu com genética para ter o corpo da Gisele Bündchen (Aliás, ainda bem que não!)

3)- Nada impede que uma pessoa seja bonita e desejável e que, ao mesmo tempo, esteja acima do peso.

4)- Cirurgia bariátrica tem indicações precisas, quando o nível de obesidade está num patamar tal que há significativa diminuição da expectativa de vida do paciente. Não se faz essa cirurgia no oba-oba.

5)- É fundamental que antes da cirurgia, o paciente tenha uma preparação com uma equipe interdisciplinar e multiprofissional com nutricionista, psicólogo etc.

6)- Não existem formas milagrosas que não requeiram disciplina. Ah! E emagrecimento rápido não é saudável.

7)- Precisamos acabar com essa ditadura do corpo malhado e sarado como único ideal de corpo desejável. Esse conceito é extremamente opressivo e só tem gerado frustração, baixa autoestima e infelicidade.

O que há de fascinante no ser-humano é a sua diversidade. Paremos com essa mania de querer fazer todo mundo se enquadrar nas mesmas caixinhas. Passemosa valorizar todas as formas que a beleza pode assumir.
Desenvolvido por DEC WebSites