TNB
Ballaio Soluções
Curiosidades que todos têm!
Por que as moscas esfregam as patinhas como se estivessem tramando um plano?

Daniel Diniz,

Astolfo Dutra, MG

O plano, por incrível que pareça, é ser higiênica. José Mário D¿Almeida, do Laboratório de Bioecologia de Insetos e Comportamento Animal da Universidade Federal Fluminense, diz que a mosca se limpa toda vez que pousa. "Ela esfrega as patas dianteiras e as usa para limpar a cabeça. Depois, higieniza o abdômen com as patas traseiras e as asas com as medianas". Moscas são limpas. Durma com essa agora.

LUA DE CRISTAL

Se um grande meteoro caísse na Lua, o que ocorreria na Terra?

Flávio Ferreira,

Marília, SP

Provavelmente, nada muito preocupante. Meteoritos caem lá toda hora, é isso que dá a feição teenager espinhenta à Lua. "Ela é cheia de crateras, causadas justamente pelos meteoritos que caíram ali", explica Bruno Castilho, pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica. Cai um monte de pedras celestes lá, e a vida segue aqui, sem o Will Smith precisar salvar o mundo todo dia. Na prática, a Lua é um escudo. Se um meteoro muito grande cair nela, alguns fragmentos podem vir parar na Terra. Mas o impacto seria bem menor do que se o meteoro viesse direto para cá.

DISQUE 9 PARA LIGAR

Se os números de celular estão acabando, por que em 99,9% das vezes que eu digito um número errado vem a mensagem "o número chamado não existe"?

Douglas Theodolino,

São Joaquim da Barra, SP

Porque ele não existe, ué. A Anatel diz em que situações isso ocorre. Um: o número pode estar em quarentena: após a desativação, fica 180 dias sem operação. Dois: ele pode estar com alguma operadora, mas não ter sido passado a ninguém. Acontece com chips distribuídos em revendas que ainda não foram ativados, por exemplo. Três: ele pode nem ter sido dado às operadoras. Com oito dígitos, são cerca de 37 milhões de combinações (há algumas regras que limitam essa quantidade). Como os números estavam perto do fim em alguns lugares, adicionaram o nono dígito. Aí, as combinações pularam para 90 milhões. Haja telefone em presídio.

SACOS GRANDES

Por que algumas embalagens são maiores que o necessário? Vejam os exemplos do pacote de batata chips e da lata de cappuccino.

Cândido Alves da Costa,

Montes Claros, MG

Porque muitas vezes o produto precisa de mais proteção ou espaço, explica Carlos Anjos, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Na embalagem de batata chips, por exemplo, ela é maior para proteger as batatas. Com aquele monte de espaço vazio, elas ficam inteirinhas. A única coisa quebrada é sua cara ao ver tão poucas batatinhas. Já no cappuccino, quando o pó é acondicionado na lata, ele fica até a borda. Durante o transporte e manuseio, o pó assenta, deixando um espaço vazio.

"CORTA PRA MIM!"

Pai do conhecimento do qual nem metade foi compartilhada, ajude-me a aumentar essa estatística: por que a tecnologia não evolui nas câmeras de segurança?

Vinícius Pampuch,

Curitiba, PR

Mas elas evoluíram! Tanto que, em geral, câmeras de segurança têm uma resolução de 2 megapixels, veja só. Parece pouco, mas já é o suficiente para identificar uma pessoa em uma sala, explica Oswaldo Oggiam, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança. A capacidade das câmeras varia de acordo com a função. Há modelos térmicos, de alta resolução, alta profundidade etc. Nem todas são aquela telinha de videogame velho que vemos em programas policiais. Cuidado no crime, Vinny.

RÉGUA NO ATLAS

Li no livro Os Argentinos, de Ariel Palacios, que a fronteira da Argentina com o Chile é a terceira maior do mundo. Quais são as duas primeiras? Chuto uma: EUA e Canadá.

Rômulo Mendes Barroso,

Petrópolis, RJ

Leia com o sotaque mais porteño da Globo News: certa resposta! A maior fronteira do mundo é entre Canadá e Estados Unidos, com 8.893 km. "Considerando os 2.477 km da fronteira com o Alasca", lembra o geógrafo Paulo Roberto Fitz. Em segundo lugar está Rússia com Cazaquistão; em terceiro, Argentina e Chile. A maior fronteira do Brasil é a oitava no ranking mundial: temos 3.423 km compartilhados com a Bolívia. Bem longe de ser insignificante.

MAIORES FRONTEIRAS DO MUNDO

EUA / Canadá - 8.893 km / 6.846 km

Rússia / Cazaquistão - 5.150 km

Argentina / Chile - 4.677 km

China / Mongólia - 4.677 km

Índia / Bangladesh - 4.053 km

QUER QUE DESENHE?

Por que ficamos arrepiados quando estamos muito apertados para fazer xixi?

Celia Filoso,

Sorocaba, SP

1. Quando estamos com a bexiga cheia, temos dois sistemas para evitar o vexame. Um é voluntário. Você tem consciência de que não pode urinar. Aí segura a vontade.

2. O outro é involuntário, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Quando temos vontade de urinar, a musculatura da bexiga relaxa e o esfíncter vesical, na uretra, se contrai.

3. Os arrepios nos pelos do corpo são uma resposta a essa ação do sistema nervoso involuntário. É a chamada piloereção. Ficou com vontade e está no banheiro? Relaxe os músculos. Aaah.

PÁ PUM

Quantos quilômetros podemos escrever com uma caneta esferográfica comum?

Artur Cristiano

Parnamirim, RN

Em média, 800 km. Dá para você sair da sua casa, atravessar Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o norte da Bahia, chegar à Costa do Sauípe e descansar de tanto riscar o chão.

Número incrível

1,8 gigapixels - Resolução de uma câmera usada em um drone dos EUA.

Outro dado relevante sem nenhuma ligação

1,8 bilhão - Quantidade de celulares que serão vendidos no mundo em 2013.

Publicado por: Superinteressante
Fonte: IDC
Desenvolvido por DEC WebSites