TNB
Ballaio Soluções
O autoritarismo infantil
Atenção: crianças que desde o início da vida são acostumadas a ter todos os seus desejos e necessidades satisfeitos imediatamente podem crescer com a ideia errada de que devem ter sempre atendimento preferencial na vida. Para evitar que isso aconteça, os pais precisam, desde os primeiros meses de vida do bebê, estabelecer rotinas, limites e ensinar os filhos a esperar a hora certa de serem atendidos.
"Tanto a mãe que atende às solicitações do bebê ansiosamente, achando que ele não sobreviverá à espera, como aquela que demora demais para atender, correm o risco de ter um filho mandão. Isso porque esse bebê poderá crescer inseguro por não ser atendido nunca, ou egocêntrico a ponto de se achar a preferência do mundo. Deve-se atender a urgência dos filhos com calma e de acordo com as possibilidades", explica Aurélio Melo, professor de desenvolvimento humano do curso de psicologia da Universidade Mackenzie.
Veja dicas de como evitar que os seus filhos se tornem crianças mandonas:
- Saiba dizer "não" para os seus filhos: limites e regras devem ser estabelecidos desde cedo para que eles saibam respeitar os pais.
- Crianças que não são ensinadas a saber esperar e que não aprendem a obedecer regras e limites são mais sensíveis às frustrações: nesses casos, elas podem reagir de forma agressiva, fazendo escândalos ou tendo ataques de birra.
- Não reprima tanto os seus filhos: eles devem obedecer os pais por respeito, e não por medo. 
Veja mais na matéria do Educar para Crescer sobre Como lidar com o autoritarismo do seu filho pequeno. http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-lidar-autoritarismo-seu-filho-pequeno-742993.shtml

Por Discovery Kids Brasil
Desenvolvido por DEC WebSites