Antônio José Marques
Designer e Ballaieiro
Ciclismo
O ciclismo é um dos melhores exercícios físicos, pois alia a prevenção de doenças cardiovasculares, depressão, obesidade à diversão.
Um esporte completo que faz com que você conheça novas pessoas podendo unir a turma para pedala pela cidade, zona rural ou até em rodovias. Claro que não adianta você pegar qualquer bicicleta e se vestir de qualquer jeito, comer qualquer coisa, ou seja, não se preparar adequadamente para a atividade física e sair por aí pedalando pensando que vai se sentir bem. 
A partir de agora vou falar de como se preparar para esta atividade: em primeiro lugar, ter uma bicicleta compatível com o local que irá pedalar. Na cidade a preferência é usar a tipo "confort" ou "sport confort", pelo seu conforto em pedalar suas dimensões são feitas para este tipo de local. Na zona rural a melhor alternativa são as bicicletas tipo "mountain bike", pois tem amortecimento, pneus largos e com cravos, mais marchas, freio e disco hidráulico ou mecânico, isso seria o mais adequado para enfrentar a trilha na terra. 
Caso você queira pedalar longas distâncias, em rodovias, a melhor pedida são as bicicletas do tipo Speed ou Sprint, um exemplo é a conhecida Caloi 10, ela possui uma relação maior o que confere mais velocidade nas pedaladas, pneus finos que diminuem a superfície de contato com o solo gerando menos atrito ajudando na pedalada.
 Em segundo lugar, em todos os tipos de bicicletas já citados e tipos de exercícios que a envolvem, é importante uma roupa adequada, camisas leves de ciclismo e shorts almofados ou de gel aumentam o conforto e a segurança nas suas pedaladas. Sapatilhas apropriadas para cada tipo são muito importante também, não se trata de frescura, como muitos dizem, mas sim de segurança e conforto para um exercício saudável e prazeroso. 
Não se pode esquecer da parte da alimentação, antes, durante e após os exercícios. A hidratação é importantíssima nesse tipo de exercício, comer alimentos leves antes da pedalada, durante o exercício, além de se hidratar que é o primordial, você pode tomar repositores energéticos. Claro que antes, até mesmo de comprar sua bike e começar a se exercitar, você deve procurar um médico e fazer aquele check-up para ver se está tudo certo com o corpo. Aí depois disso é só pedalar e se divertir com os amigos, alimentando o corpo de saúde e a alma de alegria e amizades.
Desenvolvido por DEC WebSites